escopo de lançamento

Curso Avançado de Terapias Hormonais

Durante esse tempo desde quando nos reunimos pela última vez, acompanhamos e estudamos alguns lançamentos de outros profissionais para termos um termômetro de como os públicos estavam se comportando e quais estratégias utilizaram. Tendo em vista o produto de vocês, ticket/ancoragens e os públicos previamente qualificados que os seguem (chamamos de público interno), chegamos a conclusão que seria mais prudente optar entre duas formas de lançamento: LANÇAMENTO METEÓRICO ou LANÇAMENTO via WEBINÁRIO.

Antes de falarmos sobre como cada método funciona, temos que ter em vista que destinaremos 80 a 90% de verba de tráfego para público interno aquecido. Temos um consenso que destinar mais verba para um público frio, externo neste momento, só seria ideal se vocês tivessem gordura para queimar (talvez isso seja interessante num segundo momento). Como o custo por lead do tipo de público de vocês pode vir a custar relativamente caro e por ser uma campanha mega nichada, a verba que nos falamos num primeiro momento de R$ 2.5k não é suficiente hoje. Tanto meu estrategista, quanto o meu gestor de tráfego acreditam que R$ 10k seria quase que o mínimo ideal para atingir todos durante o prazo de um lançamento.

Para isso, iremos segmentar o público quente (público de interesse médico//endócrino/estudantes/nutrólogo/gineco/uro – faltou algum?)

Basicamente a ideia é usar em torno de R$ 9k durante a fase de captação para aquecer o público e quando fizermos a oferta também.

Os R$ 1k remanescentes ficam para a fase de vendas, uma espécie de repescagem para pegar os desavisados, esquecidos e os que ainda estão com dúvida.

Pode ser que fiquemos com os gastos pouco abaixo dos 10k, mas essa é uma previsão realista mínima do que se tem feito atualmente.

Os lançamentos da área, no mínimo começam em 12k de verba para tráfego.  

Para isso, precisaremos inserir um cartão de crédito no sistema do Meta para gerenciar as publicações. Vejam se querem utilizar o nosso cartão ou algum outro de vocês.

Sim, será fortemente utilizado, mas contar somente com o orgânico seria quase que nadar contra a maré. Confiar que o algoritmo entregará para mais de 5% da sua audiência (no melhor dos cenários), no momento que você precisa que o lead tome uma ação seria contar bastante com a sorte. Não faria sentido se sustentar somente no orgânico. Estimamos que reduziria em 80-90% as chances de sucesso.

01. [Fase de captação – em torno de 9 a 10 dias] – Aquecemos durante um curto período via anúncio e orgânico e em determinado momento, disparamos conteúdo CTA (Call to Action) para a audiência qualificada levando a uma página de antecipação de oferta

02. [Fase de antecipação – em torno de 5 a 7 dias] – Diferente do outro método de lançamento proposto, levamos a uma página com a oferta que obrigatoriamente DEVE ser ULTRA DETALHADA para que a pessoa saia sem dúvida nenhuma para encurtar o processo de venda (vale considerar um chat nessa página para pescar leads ainda em dúvida). Essa página é como se fosse uma página de venda mesmo do produto, porém ela leva os interessados a um botão de cadastro para receberem a informação de quando serão abertas as vagas, isso é feito via grupos de WhatsApp. 

03. [Whatsapp] – Usamos aqui uma ferramenta de automação de WhastApp para poder disparar conteúdo exclusivo para os cadastrados e antecipamos o lançamento para eles com liberação de vagas a um preço promocional (caso assim queiram) em determinado momento. É possível também que os grupos sejam abertos por tempo específico para tirarem dúvidas ou debater algum assunto.

04. [Carrinho aberto – 7 dias] – Durante 7 dias deixamos o carrinho aberto para as compras e nesta fase utilizamos o restante da verba para garantir que o público que ainda não agiu, receba os avisos e leva a uma ação. Também continuamos o uso no WhatsApp para reforçar as vendas e é interessante marcarem presença digital aqui para agitar mais o período de vendas. Costuma ajudar bastante a presença do especialista nesta fase.

01. [Fase de captação – em torno de 9 a 10 dias] – Parecido com o “Meteórico”, porém aqui levamos a audiência qualificada a uma página de captura para se cadastrarem a um evento, no caso um Webinário. Ao se cadastrarem, entram em nosso banco (CRM, Customer Relationship Management) e concluem a inscrição numa página de obrigado em que é oferecido a participação no grupo de WhatsApp para se manterem informados. 

02. [Webinário] – Aqui é um esforço importante em que vocês entregam conteúdo de muito valor e embutem o Pitch de Vendas. Esse público é levado aos anúncios tbm posteriormente via Insta/Face e consequentemente a página de vendas do curso (checkout).

03. [Checkout – 7 dias] –  Durante 7 dias deixamos o carrinho aberto para as compras e nesta fase utilizamos o restante da verba para garantir que o público que ainda não agiu, receba os avisos e leva a uma ação. Também continuamos o uso no WhatsApp para reforçar as vendas. As mesmas boas práticas sugeridas no lançamento acima para esta fase aqui também se aplicam.

IMPORTANTE: O webinário será ao vivo (Youtube, por exemplo) e fica gravado e disponível por tempo determinado para quem não participou, depende de um conteúdo de bastante relevância para tanto atingir quorum (ao vivo principalmente) quanto despertar interesse de compra. Portanto aqui é crucial a escolha do conteúdo relevante assim como dia e horário. Teoricamente quanto mais público mais conversão relativa. Claro que isso vai depender da amostragem presente.

01. No Meteórico vocês não dependem de um webinário ao vivo mas é necessário uma atenção especial durante as fases de captação e maturação da audiência para compra no sentido de vocês se manterem ativos em Insta (conteúdo relevante direcionado pra dor e solução desse público), abrindo caixinhas nos stories, interagindo com a audiência interna e trabalharmos o grupo no WhatsApp.

02. No lançamento por Webinário, além do uso de automação de WhatsApp (usado em ambos), é necessário o uso do Active Campaign (ferramenta de CRM) para gerenciar os leads cadastrados e obter inteligência de vendas através de funis. Essa ferramenta demanda uma assinatura anual. Na época que cotamos havia a opção mensal, mas infelizmente mudaram.

03. No Meteórico trabalhamos somente com público “quente” (interno), por isso não precisamos de uma ferramenta de CRM.

04. No Webinário trabalhamos com público quente em maior parte e também público frio.

Rastreamento de leads e compradores, saber de onde vieram, de qual audiência que os atingimos, qual divisão de público e campanha feita pelo tráfego. 

Com isso temos informação para sermos mais assertivos no meio para o fim dessa primeira campanha quanto para lançamentos futuros.

Principalmente a comunicação para a antecipação de vendas, quebras de objeções que forem surgindo durante o lançamento e como dito anteriormente, podemos abrir o grupo para tirar dúvidas.

Haverá uma pessoa do nosso time responsável por gerenciar a questão administrativa desses grupos através de ferramentas de automação. Será necessário a interação de vocês para a resposta de questões técnicas. Funciona como uma espécie de secretária.

Ela ficará disponível por todo o tempo do lançamento e dará suporte para o primeiro mês da primeira turma para organizar o onboarding, tirar dúvidas técnicas e/ou administrativas assim como lançar comunicados referentes ao conteúdo.
Caso queiram manter o serviço, discutimos num segundo momento. Explico melhor na reunião.

IMPORTANTE: A Meta está pra liberar a função de comunidades para os usuários Business do WhatsApp em breve. Possivelmente será uma boa opção para converter o grupo em uma comunidade fechada no futuro.

  • Diretor de arte, criação e gestor de campanha
  • Designer
  • Copywriter
  • Webdesigner 
  • Programador
  • Estrategista de campanha digital
  • Gestor de tráfego
  • Analista de suporte
  • Operadores de câmera
  • Editor
  • Técnico de som

Visa a criação de materiais audiovisuais, estáticos, e copywriting para criativos e teasers de venda, desenvolvimento de landing pages, setup de plataforma do curso e turmas, estratégia de campanha, funis, gerenciamento de tráfego e lançamento digital, relacionamento durante captação, fechamento de carrinho e onboarding de turma. Diária de captação (equipe e equipamentos audiovisuais), aparelho e linha dedicada para o lançamento por 12 meses.

  • Será imprescindível (para cada um de vocês) a criação de conteúdo voltado à terapia hormonal e afins a partir do momento que tivermos o sinal verde para estruturar e iniciar a campanha. Baseado nas dores do público e tbm soluções
  • Definição de qual conta PJ será utilizada (e atrelada à Hotmart) para as vendas
  • Fotos profissionais de vocês em boa resolução para uso nos diversos materiais
  • Falta enviar para mim as aulas de aplicação de implantes (tenho somente as da Dummy que o Conrado me passou)
  • Montagem do conteúdo programático que será entregue ao longo do ano para os pagantes 
  • Definir detalhes sobre como serão os entregáveis para os inscritos no curso 
  • Definição de domínio e servidor que iremos rodar as páginas de captura, venda e obrigado…
  • Existe uma página do curso de vocês atualmente na Hotmart. Continuamos com ela?

• Explicação detalhada do escopo (esta que lêem)
• Setup de conta Hotmart
• Criação de turmas para diversificação dos 2 produtos
• Upload de conteúdo para área de membros em cada turma 
• Personalização de páginas de checkout na plataforma
• Setup de conta e gerenciamento durante lançamento no Active Campaign
• Criação de automação de funis para leads capturados (para até 1000 contatos) 
• Criação dos anúncios estáticos e em vídeo

• Criação de roteiro para teaser de vendas com até 1 min (Diária de gravação+equipe e equipamentos inclusos) 
• 3 scripts de venda para vídeos de 1 min formato “caseiro” para cada médico
• 10 criativos estáticos para Pré-Lançamento (antecipação) e Lançamento/Abertura de Carrinho
• Design e implementação de LP de captura 
• Design e implementação de LP de produto
• Design e implementação de LP de obrigado
• Design e implementação de LP de espera
• Criação de funil de emails para sequência de até 6 emails (antecipação, carrinho aberto, fechamento, e boas vindas) 
• Aquisição de uma linha telefônica e aparelho exclusivo para manutenção do WhatsApp destinado ao suporte

• Configuração de conta Business Manager (até 3 contas)
• Criação dos Funis
• Estratégia de anúncios
• Criação e Configuração de Campanhas/Grupos de Anúncios 
• Relatórios Quantitativo (Análise de Métricas) 
• Relatórios Qualitativo (Visão detalhada de todas as ações) 
• Análise de Métricas + Visão detalhada de todas as ações 
• Configuração e integração do Active Campaign
• Pacote mensal para até 1000 leads 
• Gerenciamento e Relatório de resultados
• Suporte via email e whatsapp para leads durante o lançamento e onboarding (durante um mês após abertura do carrinho) 

Pegamos como base a somatória da quantidade de seguidores de cada um dos perfis de vocês. Chamamos essa quantia de público quente

O ticket médio utilizado para esse cálculo foi de R$ 6000.

Outra variável é a quantidade de leads que conseguiremos ter para levar até o carrinho com a verba de R$ 10.000. Aqui subdividimos em: 2000 leads (ótimo), 1000 leads (bom) e 500 leads (ruim).

Consideramos dois cenários de interesse dentro dessa quantidade de leads atingidos supondo que 20 ou 30% apenas irá em frente ao longo da campanha.

Cenário 30%
Ótimo: 2000 leads, 600 vendas = R$ 3.6M
Bom:
1000 leads, 300 vendas = R$ 1.8M
Ruim:
500 leads, 150 vendas = R$ 900k

Cenário 20%
Ótimo: 2000 leads, 400 vendas = R$ 2.4M
Bom:1000 leads, 200 vendas = R$ 1.2M
Ruim:500 leads, 100 vendas = R$ 600k


Revendo todos os cálculos, houve um acréscimo de 16% de modo geral para a equipe desde janeiro de 2022, mas iremos corrigir apenas 10% como condição especial.

Faremos então a divisão de pagamento em 3 parcelas de R$ 12.793 (AV, 30 e 60 dias) + 15% de participação de vendas [receita da Hotmart dividida em 15/100 após desconto da taxa da plataforma com emissão de NF)

OBSERVAÇÃO: conforme entrar a receita pelas vendas na Hotmart, basicamente a terceira parcela pode ser movimentada através deste valor sem a necessidade de nenhum aporte adicional. (opcional)

  • A verba sugerida de R$ 10k para anúncios não está inclusa no valor acima da proposta